A importância dos indicadores de desempenho para a força de vendas

Os indicadores de desempenho são importantes para avaliar o desenvolvimento da rede, inclusive, o desenvolvimento de cada colaborador nas vendas.

Como o mercado varejista é bastante exigente, quem trabalha com vendas sabe a cobrança e a pressão sofrida durante o mês para bater a “suada” meta, sem perder o sorriso no rosto e a excelência no atendimento ao cliente.

A correria é enorme, ao longo do mês não é difícil cair na rotina  e acabar deixando de acompanhar seus indicadores. As semanas vão passando e os indicadores são apresentados no fechamento do mês para mostrar o motivo pelo qual você não conquistou o propósito estabelecido. Sabemos que não atingir os objetivos traçados, além de gerar perdas financeiras para a empresa e perda daquela renda extra que alivia as contas no final do mês, no fundo, também acaba nos trazendo uma grande desmotivação.

Nós, da Dr. Vendedor, acreditamos que acompanhar os indicadores de desempenho  é de extrema importância para você alcançar seus objetivos, dessa forma, você possui o controle sobre onde está e em que precisa trabalhar mais para chegar onde deseja. É importante que você possua e esteja atento às informações certas sobre o seu ticket médio, itens por cupom, quantidade de atendimentos, participação por categoria de produto, venda líquida, entre outros indicadores, conforme a estratégia adotada pela sua empresa.

Você, colaborador, possui um papel essencial na aceleração das vendas da sua loja e, principalmente, do seu desenvolvimento profissional. Portanto, é preciso que esteja determinado em perseguir a sua meta e que compreenda a importância do acompanhamento dos indicadores de desempenho para alcançá-la. Não se limite a um número oferecido no início do mês e uma informação sobre os seus resultados de venda ao final do mês, crie metas próprias e trabalhe diariamente para superá-las.

Que tipo de vendedor você é? Do tipo passivo que deixa os resultados fracos te abaterem ou é o tipo de vendedor que recebe o cliente com sorriso no rosto, ouve e analisa o problema para buscar uma solução? Certamente, você consegue entender as necessidades do seu cliente e oferece sugestões de produtos que irão tornar a vida dele melhor do que quando ele entrou na sua loja e ainda finaliza a venda com o cliente completamente encantado pelo seu atendimento. Você não vende somente produtos, você colabora com  vidas diariamente.

Voltando a falar em vendas, quanto você tem vendido em cada mês e qual o seu ticket médio diário de vendas? Consegue informar esses valores ou mesmo tem acompanhado eles? Talvez o erro esteja em achar que acompanhar indicadores seja função apenas dos altos cargos da sua rede. Será? Você, não está em busca de melhores resultados?

O acompanhamento dos indicadores serve para você ter conhecimento sobre o que precisa mudar em seu modo de atendimento, como oferecer produtos adicionais ou produtos com maior valor agregado, isso tudo será essencial para aumentar o seu ticket médio e fazer com que você alcance a meta durante o mês.

Como todos sabemos, os clientes estão se tornando cada vez mais informados e exigentes. Esse fato, destaca ainda mais a importância do seu papel e entrega durante a venda, você precisa realizar um atendimento com excelência para o cliente, proporcionando a melhor experiência de compra de modo a fidelizá-lo. Portanto, crie o hábito de acompanhar os seus indicadores e compartilhe conosco como você tem trabalhado em cima deles para obter melhores resultados nas vendas.

Se a sua rede ainda não possui uma plataforma que auxilia a analisar os seus indicadores, e mais importante, que o auxilia explorar as oportunidades de venda com cada cliente, então peça para eles entrarem em contato conosco, teremos a satisfação de mostrar como funciona a plataforma da Dr. Vendedor e como ela contribui diariamente com a evolução do varejo no Brasil, através da capacitação da força de vendas, da profissionalização da gestão e da melhoria da comunicação em toda a cadeia de consumo.

 

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